A pesquisa foi
realizada pela organização não lucrativa norte-americana Consumer Reports e teve
como base motos construídas entre 2009 e 2012.
Os proprietários de motos e os assinantes da CR foram convidados a apresentar informações sobre problemas graves ou reparações que tenham experimentado com suas motos ao longo de um período de quatro anos. A informação que foi fornecida apenas abrangeu as cinco marcas com maior presença - Yamaha, Kawasaki, Honda, Harley-Davidson e BMW.
Cerca de um quinto dos 4.680 motociclistas reportaram um problema sério. As motas Yamaha obtiveram o melhor desempenho, com uma em cada 10 motos a ter um problema, que variou de uma em três para a BMW e cerca de uma em quatro para a Harley-Davidson.
A CR, que tradicionalmente estuda automóveis e eletrodomésticos, publicou estes resultados no ano passado, depois de analisar todos os dados sobre motas, que foram fornecidos por 4.424 dos seus assinantes.
Das grandes marcas de motos representadas nos dados da CR, só a Suzuki e a Triumph não foram devidamente analisadas devido a uma amostra pouco significativa. No entanto, a CR diz que as respostas que recebeu, sugeriu que as motas Suzuki foram tão confiáveis quanto as outras marcas japonesas, enquanto as Triumph foram abaixo da média.
A pesquisa também revelou que a fiabilidade varia significativamente entre os tipos de motos. Os proprietários de modelos de turismo teve mais problemas em 27 por cento. Isso foi seguido pelos modelos desportivos em 23 por cento, sport touring em 19 por cento, ficando as cruizers nos 16 por cento.
Os proprietários de motos e os assinantes da CR foram convidados a apresentar informações sobre problemas graves ou reparações que tenham experimentado com suas motos ao longo de um período de quatro anos. A informação que foi fornecida apenas abrangeu as cinco marcas com maior presença - Yamaha, Kawasaki, Honda, Harley-Davidson e BMW.
Cerca de um quinto dos 4.680 motociclistas reportaram um problema sério. As motas Yamaha obtiveram o melhor desempenho, com uma em cada 10 motos a ter um problema, que variou de uma em três para a BMW e cerca de uma em quatro para a Harley-Davidson.
A CR, que tradicionalmente estuda automóveis e eletrodomésticos, publicou estes resultados no ano passado, depois de analisar todos os dados sobre motas, que foram fornecidos por 4.424 dos seus assinantes.
Das grandes marcas de motos representadas nos dados da CR, só a Suzuki e a Triumph não foram devidamente analisadas devido a uma amostra pouco significativa. No entanto, a CR diz que as respostas que recebeu, sugeriu que as motas Suzuki foram tão confiáveis quanto as outras marcas japonesas, enquanto as Triumph foram abaixo da média.
A pesquisa também revelou que a fiabilidade varia significativamente entre os tipos de motos. Os proprietários de modelos de turismo teve mais problemas em 27 por cento. Isso foi seguido pelos modelos desportivos em 23 por cento, sport touring em 19 por cento, ficando as cruizers nos 16 por cento.
A maioria dos problemas que os proprietários tiveram com as suas motos foram, em geral, de baixo custo de reparação com apenas três por cento a ter problemas com a cabeça do cilindro ou válvulas, com o cárter, cambota, ou pistões. Da mesma forma, apenas três por cento necessitou de reparação na transmissão, embora sete por cento tenham reportado problemas de embreagem.
O maior número de problemas que os proprietários reportaram foram problemas com luzes, instrumentos, interruptores e rádios (21 por cento); travões (20 por cento); o sistema eléctrico (16 por cento) e os sistemas de combustível (15 por cento).
Apesar do maior número de problemas, os proprietários de Harley-Davidson e BMW disseram à CR que estavam entre os mais satisfeitos com as suas motos. Quando perguntado se, apesar de tudo, eles comprariam a mesma moto novamente se assim necessitassem, 75 por cento dos proprietários das Harley-Davidson disseram definitivamente que sim, seguido de perto por 74 por cento dos proprietários das BMW e 72 por cento dos proprietários das Honda. Em contrapartida, apenas 63 e 60 por cento dos proprietários das Yamaha e Kawasaki responderam afirmativamente.
A CR disse que, em suas pesquisas de satisfação de proprietário de carros, modelos que geram mais entusiasmo, incluindo carros desportivos e híbridos tendem a melhorar as respostas nesta pergunta subjectiva.
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